Conheça as obras da Aletria
aprovadas no PNLD 2023
Compartilhe:
O bicho mais poderoso do mundo
Texto José Bocca • Ilustrações Bruna Lubambo
Código da obra: 0815 P23 03 01 000 000
Categoria: 1º ao 3º ano do ensino fundamental
Temas: o mundo natural e social; diversão e aventura
Gênero: conto
Palavras-chave: astúcia; autodescoberta; reconto; tradição oral
Era uma vez um gato que saiu à procura do bicho mais poderoso de todos. Sagaz, o felino descobre muito mais do que chifres, rugidos, força e nuances de tamanho. Este reconto adaptado por José Bocca mescla saberes do mundo e revelações lúdicas em cenário ambientado na savana africana. Os personagens vão surgindo à medida que a história desenrola os fios da trama, todos tão poderosos! Animais dignos de respeito e liderança. De modo fluido, o leitor se depara com características físicas e comportamentais dos bichos, assim como percebe a curiosidade e sabedoria daquele que não perde um detalhe sequer: o astuto felino.
Compartilhe:
Nós de axé
Texto Janaína de Figueiredo • Ilustrações Paulica Santos
Código da obra: 1132 P23 03 01 000 000
Categoria: 1º ao 3º ano do ensino fundamental
Temas: família, amigos e escola; descoberta de si
Gênero: conto
Palavras-chave: cultura afrobrasileira; família; superstição; tradição
As fitas coloridas do Senhor do Bonfim adornam muitos braços Brasil afora. Finas e delicadas, amarradas ao portão da Igreja do Bonfim, na cidade de Salvador, embelezam o ambiente na manifestação das crenças populares, significam esperança e trazem boa sorte. Nesta história, falaremos de uma menina que foi presenteada pelos céus com uma fitinha colorida, quando repousava os sonhos no alto de uma antiga árvore sagrada, o Iroko. Um vento a atravessou e a magia aconteceu, ainda que invisível aos olhos. Geração após geração, acredita-se que as fitinhas guardam sonhos e segredos daqueles que colocam, na mente e no coração, um querer verdadeiro, só revelado ao pé da Igreja do Bonfim, uma vez atados os três nós, na mística Bahia de Todos os Santos. E, quando a fitinha morre de morte morrida... desgarra-se no último fio... no tempo de realização do terceiro desejo... bem, então cumpriu seu destino. O mais bonito nesta história com aromas de água de cheiro é que, depois do começo em ventania, existiu um caminho íntimo e sagrado... que adentrou pelo maravilhoso... foi ninado no colo repleto de adereços da baiana, viajou lendas ancestrais e seguiu fortalecido no axé. A história guarda a chave desse caminho.
Compartilhe:
QuiQuinho e PioPio
Texto Carolina Resende Gonçalves • Ilustrações Bruna Lubambo
Código da obra: 0816 P23 03 02 000 000
Categoria: 4º e 5º ano do ensino fundamental
Temas: autoconhecimento, sentimentos e emoções; o mundo natural e social
Gênero: cordel
Palavras-chave: amizade; cordel; pássaros
QuiQuinho e PioPio é um cordel sobre um menino que faz uma bonita amizade com PioPio, um passarinho. Os dois passam por um conflito comum para várias pessoas: não estão satisfeitos com suas condições. QuiQuinho quer voar, PioPio quer ter os pés no chão. Surge uma bonita amizade, que atua como ponto de equilíbrio para a busca da satisfação: o menino conta para o passarinho as informações do chão e do ‘ser menino’, o passarinho fala para o menino sobre os voos e sobre a condição de passarinho. Eles se completam, e completam suas vontades no existir do outro. Trata-se, portanto, de uma linda metáfora
sobre a amizade e como ela pode preencher alguns vazios que carregamos. Tudo isso produzido em um cordel bem rimado, ritmado e muito divertido.
Compartilhe:
Viagem de claridade
Texto Ana Azevedo • Ilustrações Walter Lara
Código da obra: 0350 P23 03 02 000 000
Categoria: 4º e 5º ano do ensino fundamental
Temas: autoconhecimento, sentimentos e emoções; família, amigos e escola
Gênero: conto
Palavras-chave: luto; ausência; morte; paternidade; superação
Viagem de claridade é a história de um menino de cinco anos de idade que vive em uma pequena cidade, em um lar tranquilo e feliz, rodeado de muito amor, e passa pela dor de perder o pai. O conto é narrado pelo próprio menino, narrador-personagem, que apresenta sinais de já estar maior quando conta o ocorrido. Há, inclusive, a possibilidade de ele já
estar adulto quando narra o drama vivido. No meio do trágico conflito principal relatado, há lembranças felizes de momentos vividos com a figura paterna, com a avó, e memórias de elementos da vida em uma cidade pequena, vivida com elementos simples e perto da natureza. Tudo isso é apresentado com uma linguagem literária muito rica e interessante.
Compartilhe:
O céu do Baobá
Texto Beatriz Myrrha • Ilustrações Ana Cristina Maciel e Guili Seara
Código da obra: 1133 P23 03 02 000 000
Categoria: 4º e 5º ano do ensino fundamental
Temas: o mundo natural e social; autoconhecimento, sentimentos e emoções.
Gênero: lendas, mitos, fábula
Palavras-chave: conto africano; cultura popular; herança; natureza
Há muito tempo, no continente africano, o Criador concebeu uma árvore majestosa e de tamanho colossal. A semente primogênita germinou com a ajuda do vento, da água, da terra e da luz. O povo africano nomeou a espécie crescida de Baobá. Mas, um dia, vendo
refletida num espelho d’água a sua imagem, a primeira árvore da Criação repudiou o que viu... e se desmereceu. O Baobá jovem era incrível, resistente e bonançoso, no entanto, impulsivamente, se comparou às demais criações e se inquietou por dentro. A paz sofreu na duração da contenda. Desde então, milênios se passaram e versões dessa história oral se espalharam mundo afora. As lendas ancestrais, em sua sabedoria de raiz, zelam por nos contar qual foi o ensinamento do Criador ao Baobá. O que se sabe? Bem, lamúria e descontentamento deram vez à busca pela sabedoria. O sentimento de distinção virou admiração cultural. A diversidade deixou a vida mais bela. A ponderação diante de desafios evitou embates infundados. O céu do Baobá reabre este caminho de acesso a crenças e idiossincrasias de um povo que é tão belo e diverso quanto os mistérios desta árvore-vida.
Compartilhe:
O caminho da escola
Texto Raul Marques • Ilustrações Bruna Assis Brasil
Código da obra: 0808 P23 03 02 000 000
Categoria: 4º e 5º ano do ensino fundamental
Temas: autoconhecimento, sentimentos e emoções; família, amigos e escola.
Gênero: conto
Palavras-chave: crise migratória; refugiados; jornada; superação; família
O caminho da escola é um livro que nos apresenta uma travessia incomum. Não porque o
caminho seja para a escola, pois esse é um hábito corriqueiro nas sociedades civilizadas, mas sim por apresentar ao leitor acontecimentos adversos que ameaçam a realização de um direito universal, conferido às crianças. Na trama, conhecemos uma menina de nome Sara que abandona, da noite para o dia, sua casa e referências concretas. Veste a roupa do corpo, leva consigo apenas boneca e mochila de sonhos. Deixa para trás sua cidade de origem, tendo ao lado pai e irmão e a saudade imensa da mãe. Sara pensa que o deslocamento é necessário para que possa ir à escola. Mas, aos seus desafios emocionais, soma-se a travessia do deserto: hostil em temperaturas extremas, lonjura, tempestades de areia, tentação impiedosa de fome e sede. A imaginação e os aprendizados, valiosos aliados, preenchem medos e vazios. Mas as perdas, nesse caminho sem refúgio, marcam para sempre a vida da família. O caminho para a escola parece muito distante. O chão fervente e movediço e o horizonte farpado precisam ser, no entanto, vencidos – pela sobrevivência. Sara é pequena. Grande é a sua coragem. Precisará renascer. É flor do deserto: simboliza a fragilidade e a resistência. Nesse livro sobre a força dos refugiados que lutam por direitos à educação, pela solidariedade humana e por uma vida digna.
Compartilhe:
Dentro de casa
Texto e ilustrações Bruna Lubambo
Código da obra: 0807 P23 03 01 000 000
Categoria: 1º ao 3º ano do ensino fundamental
Temas: diversão e aventura; família, amigos e escola
Gênero: conto
Palavras-chave: família; lar; casa; isolamento social; imaginação; redescoberta
Esta é uma história que envolve muitas sensações, reflexões, um vasto mundo de impressões e desafiadoras indagações lúdicas. Afinal, o que cabe dentro de uma casa? Bem mais do que coisas, objetos, espaços divididos e definidos por função. Dentro de uma casa, há espaço para imaginação, brincadeiras, reinvenções. Dentro de casa é um livro inusitado, que narra o crescimento descabido de uma casa após um estrondo! Basta esse acontecimento para que seja impossível atravessá-la em apenas um dia. Lagoa, montanha, bichos adentram o espaço antes limitado e agora sem fim. O enredo traz enlaçamentos poéticos, combinação heterogênea de elementos visuais e a força estilística comovente de um recado cifrado de mãe, carregado de emoção, desabafo, aventura e esconderijos mágicos. Nascido em tempos de crônico isolamento social global (2020), esse é um conto ficcional que percorre “algo de muito estranho que aconteceu e precisa ser contado”. Tanto assim que, em estilo ágil e original, eis que surge dentro da narrativa a descrição do lugar onde precisamente tudo de fantástico ocorre: a própria casa! Do início ao fim, um livro que apresenta ao leitor o inusitado e convida a novas alegrias.